Pular para o conteúdo

6 dicas para organizar o cardápio da semana de forma fácil e rápida

  • por

A semana está corrida e você precisa de ajuda para organizar o cardápio? Relaxa, nós vamos te ajudar com receitas práticas e saudáveis para colocar em prática no almoço e jantar!

#1: Defina o cardápio da semana primeiro, e só depois faça a lista de compras, assim você ganha em criatividade. Use e abuse de livros, blogs de culinária e canais no YouTube. Todo conhecimento é válido, e você consegue variar sempre.

#2: Distribua diferentes proteínas como carnes, aves, peixes ou proteínas vegetais ao longo dos dias. O ideal é você espalhar as proteínas, e eleger dias para cada uma delas, como por exemplo a segunda-feira sem carne, a quarta-feira do macarrão ou a sexta-feira do peixe.

#3: Escolha tipos de pratos para cada refeição, como por exemplo, terça-feira à noite é o dia da/do sopa/caldo. Assim fica mais fácil você apenas fazer pequenas adaptações de uma semana para outra, e não ter que começar o trabalho do zero.

#4: Use e abuse dos temperos, assim você varia o sabor das receitas sem ter que pensar em pratos novos toda semana. Um bom kit de temperos secos na despensa é um grande aliado! Nossas cinco sugestões são: páprica, açafrão da terra, curry, cominho e lemon pepper.

#5: Lembre-se de que todo mundo precisa de uma folguinha na dieta! Então, dá para pensar naquela massa em um dia da semana, sim. Equilíbrio é a palavra-chave.

#6: Prepare as receitas mais calóricas para o almoço, já que você terá a tarde para gastar a energia dos alimentos consumidos. Deixe o jantar para refeições mais leves, de fácil digestão, já que depois do jantar nos preparamos para descansar do dia.

Dicas de receitas para um cardápio completo:

SEGUNDA-FEIRA
✓ Almoço: Risoto de Queijo com Abobrinha.
✓ Jantar: Panqueca Integral Vegetariana.

TERÇA-FEIRA
✓ Almoço: Medalhões de Filé Mignon com Bacon.
✓ Jantar: Caldo Verde.

QUARTA-FEIRA
✓ Almoço: Frango Chinês.
✓ Jantar: Quiche de Alho Poró.

QUINTA-FEIRA
✓ Almoço: Macarrão ao Molho Pesto com Abóbora Assada.
✓ Jantar: Panqueca de Carne.

SEXTA-FEIRA
✓ Almoço: Peixe à Belle Meunière.
✓ Jantar: Gaspacho.

Marcações: